pneus

A importância dos pneus do seu veículo

Os pneus são o item de segurança mais importante do seu carro; afinal, eles são o único contato do veículo com a estrada. Mesmo o motor mais potente, os freios mais seguros e o mais avançado sistema antiderrapante dependem da aderência dos pneus à estrada. Cada movimento que o motorista faz com o volante, com o freio ou com o acelerador, é transmitido à estrada através das quatro pequenas zonas de contato dos pneus. Se eles estão desgastados, murchos ou não são adequados ao ambiente, o carro e a vida do motorista e dos passageiros estão em risco.

A maioria dos motoristas não conhece o suficiente sobre pneus para fazer uma compra adequada. Para alguns, a escolha se resume ao preço e à disponibilidade. Outros compram pneus baseados na aparência ou na marca. Neste artigo, daremos as informações básicas para que você possa escolher o pneu certo.

Rodízio de Pneus

rodizio-pneus

Você sabe que o rodízio é indispensável para evitar o gasto irregular. Se ele não for feito, o ruído na estrada aumentará, haverá maior gasto de combustível e a tração em pista molhada reduzirá, aumentando o risco de acidentes. Pneus sem manutenção terão que ser trocados mais cedo.

•    Nos carros de tração dianteira, onde todos os pneus são do mesmo tamanho, trocam-se da frente para trás em linha reta e os traseiros para frente de forma cruzada. Em carros de tração traseira, trocam-se os pneus traseiros para frente em linha reta e os pneus dianteiros para trás de forma cruzada.

•    Nos carros com tração nas quatro rodas o tipo de rodízio é em “X”. O pneu esquerdo traseiro é substituído pelo pneu direito dianteiro e o pneu direito traseiro substituído pelo pneu esquerdo dianteiro.

•    Carros esporte, de luxo e utilitários possuem pneus unidirecionais. Eles devem ser trocados de frente para trás (supondo que os pneus sejam do mesmo tamanho). Isto assegura que a direção da rotação não mude.

•    Se você incluir o estepe no rodízio, o normal é colocá-lo no lado direito traseiro. Consulte sempre o manual do proprietário para realizar o procedimento correto do rodízio.

No Responses

Leave a Reply