calibrar pneu

Calibragem do pneu do veículo

Muitos condutores não sabem e muitas vezes não dão atenção a correta calibragem dos pneus de seus veículos. No entanto esta é uma preocupação que deve fazer parte do dia a dia de quem dirige.

A calibragem correta do pneu é importante para a segurança dos passagens e por muitas razões, confira:

  • Ela irá gerar menos calor ou fricção com a estrada, aumentando a economia de combustível e diminuindo o desgaste do pneu.
  • Pneu com excesso ou falta de ar irá se desgastar desigualmente.
  • Pneu com calibragem baixa perde a dirigibilidade nas curvas porque a parede externa não está tão rígida.

O mais importante para os proprietários de caminhonetes esportivas ou utilitários leves é que a capacidade de carga do pneu diminui à medida que ocorre perda de pressão do ar. Se você colocar muita carga em sua caminhonete sem calibrar os pneus para suportar a carga extra, você terá problemas.

calibragem-pneu-detran

Os pneus subinflados irão aquecer rapidamente com a sobrecarga e você terá problemas com eles, perdendo tempo na sua viagem com a troca de pneus ou com algo pior. Sem levar em consideração a temperatura, os pneus perdem entre 1-2 psi (libras por polegada quadrada) por mês.

Além disso, para cada 5ºC de queda de temperatura ambiente, o pneu perderá 1 libra de pressão. Se você calibrar um pneu a 35 psi a uma temperatura de 30ºC no verão e não verificá-lo por sete meses, no inverno, quando a temperatura estiver em 5ºC, este pneu terá perdido 12 psi. Esta queda de pressão nos pneus aumentará o consumo de combustível, afetará a tração em pista molhada e aumentará seu desgaste.

Leave a Reply