extintor abc detran sp

Detran SP informa que extintores ABC serão obrigatórios a partir de julho

O Detran SP divulgou de forma oficial que os extintores de incêndios do tipo ABC serão exigidos nos veículos de todo o Brasil a partir de julho de 2015. Os condutores de todo o país tem cerca de 90 dia para se adequarem à nova resolução federal que torna como obrigatório a presença do novo modelo de extintor nos veículos automotores.

O prazo para adequar os veículos com o novo extintor foi prorrogado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), já que o equipamento não estava sendo encontrado com facilidade no mercado. A antiga exigência era para até dia 01º de abril.

A nova prorrogação foi oficializada por meio da publicação, no Diário Oficial da União, da resolução 521/2015 e determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

extintor abc detran sp

Diferenças do extintor ABC

O novo modelo de extintor permite apagar incêndios de chamas das classes A, B e C. O antigo só era eficiente nas classes A e B. Outra vantagem do novo extintor ABC é que ele tem validade de 5 cincos, dois anos a mais que o modelo anterior. Veja as diferenças dos modelos dos extintores.

Letra A: indica que a carga do extintor é eficiente para combater chamas que se propagam por materiais sólidos, como, por exemplo, bancos, tapetes e painéis.

Letra B: serve para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo diesel, querosene, etc.

Letra C: combate o fogo em equipamentos elétricos, como bateria, fiação, entre outros.

A fiscalização dos veículos será feita a partir do dia 01º de julho pela Polícia Militar, que autua em nome do Detran.SP dentro dos municípios do estado.

One Response

  1. AssiaF

Leave a Reply