cuidados motos

Dicas e cuidados para segurança de motociclistas no trânsito

O Detran SP publica hoje mais uma dica útil para cidadãos e condutores de todo o país. Os cuidados que os motociclistas devem ter no dia a dia do trânsito e dicas para se manter mais seguro, protegendo a si mesmo e também aos outros motoristas, confira.

Grande parte dos brasileiros possui uma fama ou histórico muito agradável quando o assunto é dirigir carro ou guiar motocicleta no trânsito, e as reclamações são sempre feitas baseadas em um ponto importante: a educação. No caso, a falta de educação no trânsito, a falta de respeito quantos as leis e normas são os maiores responsáveis por uma quantidade exorbitante de acidentes graves, e de muitas mortes nas estradas e avenidas brasileiras em todo o País. A estimativa do Governo Federal é de que cerca de 55 mil pessoa morrem decorrentes de acidentes no trânsito por ano. É um dos índices mais elevados de todo o mundo.

Além de toda a fama dos motoristas brasileiros, os motociclistas são mal vistos devido a alguns que além de não respeitarem as regras e normas, deixam de respeitar o direito de outros motoristas, causando confusão por diversas vezes nas principais cidades do Brasil. Mas nem sempre se trata de desrespeito ou má educação por parte dos motociclistas, e sim apenas uma falta de um cuidado maior ao guiar a moto. A segurança deve ser a principal regra para toda pessoa que deseja guiar uma moto, seja para passeio, trabalho ou apenas curtição.

cuidados motos

Antes de sair de casa é importante observar o estado da moto, como o nível de óleo no motor, por exemplo. Um motor em boas condições utilizará pouco óleo entre as trocas. Se o nível estiver muito baixo, remova a tampa do bloco do motor e complete com o tipo de óleo especificado.  Use sempre óleo para motores de motocicleta – e não óleo que foi desenvolvido para uso em motores de carros.

Para os cuidados com a direção e suspensão, sempre observe se quando você vira o guidão de lado para o outro, a direção funciona normalmente ou apresenta algum tipo de problema. Além disso, observe se ao se sentar na sua moto, as suspensões dianteira e traseira funcionam perfeitamente.

Já na estrada, principalmente em dias chuvosos, sua atenção deve ser redobrada, e a primeira ação a ser tomada é ser suave nos comandos. A baixa aderência e os riscos da estrada podem ocasionar acidentes ainda mais graves, e nestes casos, você não deve jamais acionar bruscamente os freios, câmbio, acelerador. É importante também que você conheça bem sua moto, principalmente em estradas onde você não costuma andar e que apresente defeitos, falhas, problemas etc.

É importante sempre ressaltar que no trânsito, quanto maior o cuidado menos riscos você corre. Jamais se deve ingerir bebidas alcóolicas, não dirigir ou guiar com cansaço ou sono e sempre respeitar as regras e leis de trânsito.

Leave a Reply